Devido aos compromissos do dia a dia, muitas vezes deixamos a academia de lado e passamos longos períodos sem treinar. Veja agora como deve ser a sua volta aos treinos!
Estima-se que mais da metade das pessoas que se matriculam nas academias, não consigam manter a continuidade dos treinos por pelo menos 2 anos. Além de impossibilitar um desenvolvimento mais acentuado, ainda teremos o problema do retorno aos treinamentos.
Grande parte das pessoas acreditam que pelo fato de terem treinado algum tempo antes de parar, faz com que elas não tenham necessidade de passar por um novo processo adaptativo. Resumindo, depois de alguns meses parados (semanas, dependendo do caso), fazem com que você volte a ser um iniciante.
Para que você entenda melhor este conceito de iniciante, o ACSM define uma pessoa como ativa, depois de 6 meses de prática de exercícios constantes, sistematizados, por pelo menos 3 vezes na semana, com duração de uma hora. É lógico que esta definição tem limitações, mas no geral, alguém que esteja treinando de maneira sistematizada a menos de 6 meses, pode ser considerado um iniciante.
Porém, se você já treinou antes, tem o que chamamos de “memória muscular” que nada mais é do que uma facilidade em “reaprender” a treinar. Quanto mais tempo você treinou com qualidade antes de parar de treinar, mais rapidamente irá retornar a forma antiga.
De uma maneira geral, a volta de treino é igual para quem já treinou do que para quem jamais levantou um halter. Porém, o período de adaptação de quem já treinou é muito mais rápido!
VEJA NO BLOG DE REFERÊNCIAS ESSAS SUPERDICAS E COMECE AGORA SEU TREINO!
Referências:BOMPA, T. Periodização no treinamento desportivo. Manole, 2001.
http://www.treinomestre.com.br/esta-retornando-ao-treino-depois-de-um-longo-periodo-veja-essas-6-dicas/
Comentários
Postar um comentário