Pular para o conteúdo principal
Depressão é uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que produz uma alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda, sem fim, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa, assim como a distúrbios do sono e do apetite.
É importante distinguir a tristeza patológica daquela transitória provocada por acontecimentos difíceis e desagradáveis, mas que são inerentes à vida de todas as pessoas, como a morte de um ente querido, a perda de emprego, os desencontros amorosos, os desentendimentos familiares, as dificuldades econômicas etc.
A ajuda médica é de suma importância no tratamento dessa patologia. Mas outras atividades associadas ao tratamento médico potencializam os resultados e ajudam a manter mancada mais equilibrada evitando o retorno da depressão. Uma dessas é a atividade física!
Quando praticamos atividade física, ocorre uma série de alterações bioquímicas e fisiológicas no nosso organismo que envolvem a regulação, a liberação e a ativação de neurotransmissores que auxiliam na diminuição da depressão e promovem o bem-estar.
Além dos músculos, dos pulmões e do coração, o cérebro também entra em ação e libera substâncias, como a adrenalina, a endorfina e a dopamina, que são importantíssimas para o sistema nervoso.
A prática de atividade física não se resume apenas à liberação dos hormônios, pois ela ainda ajuda a minimizar o sofrimento físico e psíquico, trazendo benefícios em curto, médio e longo prazo.
Em curto período, além de o exercício físico trazer a sensação de relaxamento e prazer, ele proporciona a distração dos estímulos estressores, isto é, alivia o estresse e o nervosismo. Consequentemente, há uma melhora da disposição física e do humor.
Além desses benefícios, os exercícios físicos podem oferecer outras vantagens, como:
  • aumento da confiança;
  • melhora do controle sobre sua vida e seu corpo;
  • diminuição da ansiedade, do estresse e da tensão;
  • favorecimento do autocontrole psicológico;
  • produção de efeitos calmantes sobre o organismo;
  • redução do risco de diminuição funcional;
  • promoção de estratégias de enfrentamento para o problema.
A prática de atividade física deve ser agradável para que o exercício seja eficiente na melhoria do problema.
No entanto, os exercícios com alta intensidade não são indicados para o tratamento contra a depressão, uma vez que esses estão associados a estados negativos, como cansaço e dor.
Para a pessoa com depressão, a falta de motivação é um sintoma incapacitante para a realização de atividade física. Dessa forma, ela deve começar devagar, com uma caminhada, por exemplo, que, além de movimentar um pouco, trará pequenas alterações de bem-estar, o que possibilitará o aumento do tempo da caminhada e, até mesmo, a mudança do exercício para um que gere mais prazer e possibilite o relaxamento.
    O Studio Par possui um ambiente familiar com profissionais treinados para trazer não só benefícios físicos através das atividades oferecidas, mas para também promover um atendimento de excelência no que diz respeito à garantir sua satisfação em estar conosco!
    Agende sua experimental GRATUITA e conheça nosso espaço!
    Se desejar ajuda com alguma pessoa querida e quiser que entremos em contato de modo a trazê-lo para um momento de atividade física entre em contato temos profissionais que podem te ajudar!
    Além de uma equipe multidisciplinar com psicólogos  , nutricionista é uma área inteira de estética treinada para cuidar da auto estima do paciente!
    Agende um momento Studio Par e nos deixe te ajudar!







   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MASSAGEM COM PANTALAS - CONHEÇA A TÉCNICA E SEUS BENEFÍCIOS.

O que é? É uma técnica de modelagem do contorno corporal que acaba de chegar ao Brasil vinda da Europa, associando manobras de massagem modeladora com o uso das pantalas. O que são pantalas? São ferramentas de madeira especial, de uso manual com formato anatômico que auxiliam na remodelagem corporal, para tratamento de celulite, combate a gordura localizada e flacidez tissular. Podendo também serem utilizadas no complemento da massagem relaxante e terapêutica. Quais são os benefícios desta técnica? Melhora da Circulação Ativa o sistema linfático Modela e esculpe a silhueta Atenua a flacidez tissular Melhora e reduz o aspecto da celulite Promove relaxamento e bem estar Como é feita essa massagem? A massagem age de forma direta sobre a pele. É realizado um conjunto de manobras e manipulações de forma lógica, harmoniosa e metódica. As manobras realizadas são de forma não bruta ou violenta ,tendo ritmo e intensidade  necessárias para cada caso. Quais são o...

COMBATENDO A FADIGA MUSCULAR NA VOLTA AO TREINO

    Após estes dias de recesso de final de ano em que costumamos nos afastar um pouco das atividades físicas é comum que o nosso corpo sinta um pouco de cansaço ao retornar ao ritmo anterior.     O que pode acontecer com seu corpo neste retorno é que ele pode chegar a um nível de fadiga muscular que  é caracterizada pelo cansaço do músculo após um esforço físico intenso, principalmente sem acompanhamento de um professor na academia ou quando não se repousa o suficiente depois do exercício. Além disso, a falta de carboidratos antes do treino pode causar fadiga muscular, pois o músculo não tem energia suficiente durante o esforço físico, impedindo que o indivíduo treine com eficiência.      A fadiga muscular depois do treino é normal e significa que o organismo está se adaptando aos exercícios físicos. Porém, a fadiga muscular pode conduzir a uma lesão muscular quando o esforço físico é tão intenso que provoca, por exemplo, a ruptura do ...

CORTAR CARBOIDRATOS DA DIETA EMAGRECE?

        Sim, emagrece . Assim como cortar gorduras e cortar proteínas também o faz. Mas por que toda essa polêmica envolve só o carboidrato (CH)? Bem, os CH são os principais (mas não únicos) estimuladores da liberação de insulina (hormônio que promove o acúmulo de gordura ou síntese muscular , dependendo do momento metabólico).      Em teoria, seria fácil : sem CH, pouca insulina circulante e o acúmulo de gordura estaria quase zerado. Mas o corpo, esperto que é, vai tirar CH de fontes mais fáceis: o glicogênio, a massa muscular e só por último as células de gordura. E até chegar nelas, a preciosa massa muscular já foi tão utilizada pra geração de energia que não sobra quase nada pra manter o metabolismo ativo , ou seja, se antes vc queimava 1,5 kcal/min* vai passar a ser 1,0, 1,2 kcal/min.      E no final do dia isso faz uma diferença , viu? Imagina no final do mês? Do ano? Pense bem antes de jogar fora sua saúde em prol de resul...