Depressão é uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que produz uma alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda, sem fim, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa, assim como a distúrbios do sono e do apetite.
É importante distinguir a tristeza patológica daquela transitória provocada por acontecimentos difíceis e desagradáveis, mas que são inerentes à vida de todas as pessoas, como a morte de um ente querido, a perda de emprego, os desencontros amorosos, os desentendimentos familiares, as dificuldades econômicas etc.
A ajuda médica é de suma importância no tratamento dessa patologia. Mas outras atividades associadas ao tratamento médico potencializam os resultados e ajudam a manter mancada mais equilibrada evitando o retorno da depressão. Uma dessas é a atividade física!
Quando praticamos atividade física, ocorre uma série de alterações bioquímicas e fisiológicas no nosso organismo que envolvem a regulação, a liberação e a ativação de neurotransmissores que auxiliam na diminuição da depressão e promovem o bem-estar.
Além dos músculos, dos pulmões e do coração, o cérebro também entra em ação e libera substâncias, como a adrenalina, a endorfina e a dopamina, que são importantíssimas para o sistema nervoso.
A prática de atividade física não se resume apenas à liberação dos hormônios, pois ela ainda ajuda a minimizar o sofrimento físico e psíquico, trazendo benefícios em curto, médio e longo prazo.
Em curto período, além de o exercício físico trazer a sensação de relaxamento e prazer, ele proporciona a distração dos estímulos estressores, isto é, alivia o estresse e o nervosismo. Consequentemente, há uma melhora da disposição física e do humor.
Além desses benefícios, os exercícios físicos podem oferecer outras vantagens, como:
- aumento da confiança;
- melhora do controle sobre sua vida e seu corpo;
- diminuição da ansiedade, do estresse e da tensão;
- favorecimento do autocontrole psicológico;
- produção de efeitos calmantes sobre o organismo;
- redução do risco de diminuição funcional;
- promoção de estratégias de enfrentamento para o problema.
A prática de atividade física deve ser agradável para que o exercício seja eficiente na melhoria do problema.
No entanto, os exercícios com alta intensidade não são indicados para o tratamento contra a depressão, uma vez que esses estão associados a estados negativos, como cansaço e dor.
Para a pessoa com depressão, a falta de motivação é um sintoma incapacitante para a realização de atividade física. Dessa forma, ela deve começar devagar, com uma caminhada, por exemplo, que, além de movimentar um pouco, trará pequenas alterações de bem-estar, o que possibilitará o aumento do tempo da caminhada e, até mesmo, a mudança do exercício para um que gere mais prazer e possibilite o relaxamento.
O Studio Par possui um ambiente familiar com profissionais treinados para trazer não só benefícios físicos através das atividades oferecidas, mas para também promover um atendimento de excelência no que diz respeito à garantir sua satisfação em estar conosco!
Agende sua experimental GRATUITA e conheça nosso espaço!
Se desejar ajuda com alguma pessoa querida e quiser que entremos em contato de modo a trazê-lo para um momento de atividade física entre em contato temos profissionais que podem te ajudar!
Além de uma equipe multidisciplinar com psicólogos , nutricionista é uma área inteira de estética treinada para cuidar da auto estima do paciente!
Agende um momento Studio Par e nos deixe te ajudar!
Comentários
Postar um comentário