No fim do século XX alguns estados americanos começaram a promover ações isoladas de conscientização da prevenção do câncer de mama.
Em 1991 o laço rosa foi distribuído a todos os participantes da caminhada pela vida realizada em Nova York tornado-se assim o símbolo oficial da campanha de prevenção.
No Brasil a primeira campanha que se tem conhecimento aconteceu em 2002 no parque Ibirapuera em São Paulo quando o Obelisco do Ibirapuera ( o Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista) foi iluminado de rosa por um grupo de mulheres que apoiavam a causa.
Conhecer a história ou parte da história do movimento é muito importante, tendo em vista que seu propósito maior é alertar as mulheres de todas as idades para um problema cada vez mais presente em nossas vidas, independente da idade.
Dados recentes apontam que este é o segundo câncer mais comum em mulheres no Brasil e no mundo correspondendo a 28% dos novos casos a cada ano sendo estimados 59.700 novos casos por ano(2018-INCA) e que correspondem a 14.388 casos de morte sendo 181 casos de homens (SIM-2013). O que nos alerta para um cuidado que deve ser tomado por todos incluindo homens. Afinal a prevenção é um ato de amor próprio e de amor a quem nos cerca.
Duas maneiras eficazes de prevenção são o autoexame e a mamografia, sendo o segundo método o mais eficaz de todos já que consegue detectar o câncer antes que se consiga apalpar. O exame de mamografia deve ser realizado a cada dois anos por mulheres entre 50 e 69 anos, no caso de mulheres que se encaixem no grupo de risco esse espaço de tempo pode ser diminuído.
Já o autoexame pode e deve ser realizado todos os meses por todas as mulheres cerca de 3 a 5 dias após o primeiro dia da menstruação.
Nós preparamos um passo-a-passo rápido para você não deixar de realizar este auto exame e se cuidar sempre!
Baixe a imagem, envie para as mulheres que você ama!
O Studio Par deseja que você viva de bem com a vida!
Fontes: https://minutosaudavel.com.br/outubro-rosa/
http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/mama/cancer_mama+
Comentários
Postar um comentário